BMK é a primeira gráfica de segurança Carbon Free

São Paulo, 8 de julho de 2011 – A BMK, uma das líderes em impressão de documentos de segurança e transpromocionais, acaba de neutralizar todas as suas emissões de carbono do ano de 2010 iniciando o plantio de arvores na Amazônia com o monitoramento mensal de seu crescimento através da consultoria Green CO2. "Nosso objetivo é conseguir neutralizar o máximo possível de emissões de gases de efeito estufa. Este ano que passou emitimos 1221 toneladas de CO2 e estamos plantando 6155 mudas para neutralizá-las "comenta Eduardo Conde Filho, gerente de marketing da BMK e responsável pelo projeto dentro da empresa.

Segundo Fernando Fernandes, diretor da Green CO2, a BMK saiu na liderança ao adotar o programa Carbon Free. Para obtê-lo é preciso realizar um inventário de emissões, que é o cálculo da quantidade emitida de poluentes e converter este número na quantidade de árvores a serem plantadas em áreas de recuperação na região amazônica. Após este trabalho, a empresa recebe um certificado comprovante de que a empresa é ecologicamente responsável e um selo que pode ser utilizado em atividades institucionais da empresa. "O selo Carbon Free serve para identificar empresas que exercem responsabilidade sócio-ambiental e optaram voluntariamente pela neutralização plena de suas emissões. Além disso, são empresas que se comprometem com a informação idônea para o inventário das emissões de gases do efeito estufa e patrocinam o plantio de árvores em área de preservação permanente ou reflorestamento com espécies nativas da região amazônica" complementa Fernando informando que a Green CO2 já administra mais de 1 milhão de arvores na Amazônia plantadas com o objetivo de neutralizar o carbono.

Para quem não sabe o que são as emissões de carbono

As pegadas de carbono medem quanto dióxido de carbono (CO2) nós produzimos em nosso dia a dia. Uma ida ao trabalho de carro, um movimento do interruptor de luz e um vôo para fora da cidade, tudo isso utiliza combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás. Quando combustíveis fósseis são queimados, eles emitem Gases de Efeito Estufa (GEE), como o CO2, que contribuem para o aquecimento global. Do CO2 atmosférico, 98% vem da queima de combustíveis fósseis.

Empresas e pessoas preocupadas com o ambiente e o aquecimento global podem reduzir suas emissões de carbono aumentando a eficiência energética de seus escritórios e casas e dirigindo menos. As empresas e pessoas podem medir suas pegadas de carbono calculando geralmente um total mensal ou anual de emissão de CO2 medido em toneladas. Os sites com calculadoras de carbono transformam informações fáceis de fornecer, como a quilometragem anual e o uso mensal de energia, em uma tonelagem de carbono mensurável. A maioria tenta reduzir sua pegada de carbono, mas outras têm como objetivo apagá-la completamente. A neutralização de carbono pode ser conseguida cortando as emissões o máximo possível e compensando o restante. As cotas de compensação ou neutralização de carbono permitem que se pague para reduzir os gases do efeito estufa global total em vez de fazer reduções radicais por conta própria financiando projetos que reduzem as emissões por meio do reflorestamento, modernizam usinas de energia e fábricas ou aumentam a eficiência energética de prédios e transportes. No caso da BMK a opção ficou com o reflorestamento na Amazônia.

bmk_selo_carbonfree

Você está aqui: Home Sustentabilidade BMK é a primeira gráfica de segurança Carbon Free