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Qual a importância da segmentação?

Atualmente, quando uma empresa pensa em desenvolver uma estratégia para alcançar seus clientes, é impossível deixar o Marketing Digital e a segmentação de fora da pauta. 

Isto se deve exatamente pelas inúmeras possibilidades de interação existentes e que, diferente de ações pensadas para veículos tradicionais, como rádio, TV e impressos, oferecem métricas e informações muito mais relevantes e precisas, além da possibilidade de  experimentar inúmeras abordagens sobre o mesmo assunto, considerando diferentes perfis de público e hábitos de consumo. 

Neste texto blog da BMK, iremos abordar qual a importância de segmentar bem suas campanhas digitais para obter resultados satisfatórios.

Pessoas diferentes, hábitos diferentes

 

Nos dias atuais, a segmentação de público-alvo, por anos adotada em campanhas de marketing, é rasa e não responde a diversas questões importantes. Afinal de contas, as possibilidades de carreira, estilos de vida, costumes e hábitos variam muito, especialmente em um lugar tão diverso quanto o Brasil, onde cada região representa um “país” diferente. 

O que considerar na segmentação?

Para uma segmentação bem-sucedida, deve-se considerar uma série de aspectos, que demandam tempo, pesquisa e estudo. Entre os principais fatores, estão: 

 

 

  • Linguagem: tão importante quanto saber o que será comunicado, é saber a forma como isto será feito. A linguagem aproxima o cliente/usuário, gerando maior empatia e confiança. Utilizar gírias e memes em um e-mail marketing pode fazer sentido para jovens e adultos entre 20 e 30 anos, mas não serem tão bem-sucedidos com alguém mais velho, na casa dos 50, por exemplo. Entender isso faz a diferença.

 

  • Canais: depois de definir um estilo de comunicação, é importante saber por onde começar esta “conversa”. Entender quais são os canais que possuem maior aderência ao seu cliente, é importante. Possibilidades de contato não faltam: disparo de SMS, E-Mail Marketing, WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger são só alguns exemplos, e a BMK realiza a gestão em todos esses canais. 

 

  • Frequência do contato: existe uma linha muito delicada entre se comunicar de forma eficiente e “soterrar” o cliente com interações que podem ser percebidas como inconvenientes e desagradáveis. Mesmo que sua linguagem e canais estejam 100% alinhados, é necessário ter o timing ideal e definir de forma clara a periodicidade dos contatos. 

 

 

Conclusão

O objetivo deste texto foi mostrar que a segmentação em ações de marketing faz a diferença para qualquer estabelecimento. Reúna o seu time, trace planos, entenda o seu público e estabeleça planos e metas factíveis. Com o tempo, você verá o resultado! 

 

Conheça a BMK

A BMK atua há mais de 40 anos junto a empresas do setor bancário, financeiro e de seguros, que precisam se comunicar com seus clientes de forma segura e funcional. Oferecemos inúmeras soluções gráficas e digitais em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de atuarmos na gestão de dados variáveis.

 

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